Chega de poemas por enquanto, até porque, como todos os meus quatro leitores devem saber, a minha criatividade tirou férias novamente. Até aí tudo bem. Mas o queu queria lembra aqui, nessa nova "Coluna do Jaiminho" é da sessão nostalgia queu escrevi há alguns "posts" atrás (Lembram??). Eu tava lendo o blog da Teté (que por acaso é http://tetedaeco.blogspot.com - nem cobro pra fazer propaganda, viu?) e me lembrei disso, e resolvi falar agora dos desenhos animado - não, eu não havia me esquecido disso (pelo menos não na época), só deixei pra depois.
Bem os desenhos que povoaram a minha infância bem vivida, entre brincadeiras de rua, um sítio e a bendita televisão, a máquina de fazer doido.Dos mais clássicos, eu lembro de Smurfs, e adorava o Gênio, que sempre acabava de ponta-cabeça e óculos tortos no final dos episódios. Outro que me marcou bastante e vira e mexe eu vejo um episódio no SBT (disso eu gosto na emissora do Patrão, são sempre os mesmos desenhos e seriados, mas sempre fazem sucesso, claro que tem "Maria Madalena" e coisas assim, mas...) é Thundercats! Nossa, como eu queria ter aquele chicote de invisibilidade do Tigra... era muito fd.E agora a sessão nostalgia vai fundo... tinha um desenho da época do "Clube da Criança" com a - bleargh - Xuxa e o - OBA! - Carequinha (Parentesês: eu SEMPRE ia no domingo em uma churrascaria com os meus pais, assistir o show dele, era sempre a mesma coisa, e eu adorava!!). O desenho em si era de detetives, mas com uns bichinhos fofinhos, sempre me vem à cabeça um Guaxinim, tudo bem, ninguém lembra, e vcs quatro provavelmente também não.
Agora, eu vou responder às perguntas retóricas da Teté. Não, eu não acho que as crianças estejam perdendo a inocência com os desenhos japoneses na televisão. O problemá é que tudo é visto de uma forma muito superficial, eu acho. Claro que as tecnologias influenciam muito, até porque esses desenhos são feitos no Japão, um país muito avançado tecnologicamente. Mas, sei lá, n~/ao sei se estou falndo coisa com coisa, ou se é puro fanatismo por anime, mas eu consigo ver muitas coisas que podem ajudar no crescimento das crianças que os desenhos antigos não passavam, ou passavam de uma forma muito simples. Antigamente, e com isso eu quero dizer a década de oitenta, as crianças eram muito bobinhas - não sei realmente se é algo geral, mas eu não me lembro de crescer com bundas estampadas na TV, exceto pelo Chacrinha - e hoje em dia, elas não são mais assim. Não gosto de usar exemplos pessoais, até porqué são muito fáceis de serem derrubados, mas... Meus priminhos, mais novos, a minha afilhada em especial, são crianças muito inteligentes, até para a própria idade é algo fácil de constatar e por isso os desenhos mais bobinhos não são muito interessantes. Muita informação no desnho japonês? Sim. Isso realmente faz mal à criança? A princípio não. Digo isso porque não me acho um bom "persuador" (não sei se isso existe, fica aqui um neologismo), não quero fazer a cabeça de ninguém para os desenhos japoneses, mas eu realmente acho que as crianças hoje em dia estão cada vez mais adultas antes da hora. E realmente acho que os desenhos japoneses, não são para criancinhas - digo de um à nove, dez anos - Os desenhos que passam por aqui, são para adolescentes japoneses, de onze, doze pra cima. O problema é criado aqui no Brasil.
E se eu vou deixar os meus filhos assitirem? Claro! Mas em seu devido tempo. Eles irão ver TOm & Jerry, Pica-pau, Pernalonga e todos os outros, se ainda existirem. E conforme vão crescendo, vão passar a assistir desenhos mais elaboradoscom toda a certeza.
´Por falta de tempo, infelizmente. É "só" isso.
Kadu, fugindo da CPM às 20:00 da noite.