Será que alguém já se cansou de receber aqueles emeios de internet, onde tem várias coisas da década de 80, dizendo que quem nasceu em 82 não se lembra de nada disso? Eu nasci no final de 81, e me lembro de muitas das coisas que aparecem escritas nessas correspondências eletrônicas. Acho que quem nasceu de 88 pra cima é que não deve conhecer todas esses fatos – mas com certeza ainda se lembram de algo.
Vamos lá, aqui vão algumas das coisas queu lembro:
*Brincadeiras queu não vejo as crianças brincando hoje em dia: detetive (aquele de se escrever no papelzinho, e o assassino piscava pra vítima), polícia e ladrão, e variações pro velho pique-pega, como pique-altos, pique-cola, pique-fruta, pique-bandeira. Não brincavam de futebol com chapinha de refrigerante (Se é que hoje ainda tomam naquelas garrafas, só vejo daquelas no interior) fazendo o gol com as mãos, ou na tampa de bueiro do colégio.
*Brinquedos como coleção de bonecos do Karatê Kid, do He-man, da She-ra, ou os bonequinhos dos Smurfs (queu comprava em uma papelaria ao lado do trabalho do meu pai). A coleção dos bonecos da liga da Justiça com o Super-homem (e não Superman) que mexia os bracinhos ou o Pingüim, que atirava o guarda-chuva. E quem não se lembra dos bonecos do Rambo e o máximo dos brinquedos de menino, os Comandos em ação (Que sempre quebravam os dedinhos e a gente colava a arma na mão com cola ou durex), tinha tb um caminhão monstro com dezesseis rodas, que subia paredes e etc., quem lembra o nome dele?
*Seriados clássicos como “O elo perdido” no SBT, todo malfeito. “Punky, a levada da breca”, “Chaves” e “Chapolin” (que ainda passam). E na Globo, nos domingos de manhã ou todas as tardes na Sessão aventura, com “Dama de Ouro”, “Primo Cruzado”, O seriado de um policial maluco cuja a única coisa queu lembro é que, na abertura ele atirava com uma bazuca ao contrário e implodia um prédio atrás dele, Curto Circuito (Quem lembra? Tinha um Negão que coçava o pescoço e encolhia, um maluco todo de preto que soltava raios, e por aí vai), “Anjos da Lei” com o Johnny Depp, “Trovão Azul” (eu tinha o helicóptero), “Duro na Queda”, “Supermáquina” (Eu tb tive o carrinho, mas nunca consegui fazer ele andar em duas rodas), “Hulk”, “Homem-aranha” (que era caladão, e só usava um lança-teias). E na Manchete, os já clássicos “Super Sentais” ou Super esquadrões, com Changeman, que enfrentavam o poderoso Bazzo, Flashman (um dia cinco crianças foram raptadas de Terra e levadas para os confins do universo, e após vinte anos...), Jaspion, que procurava o pássaro dourado para derrotar o Satan Goss, e mais as suas variantes como Jiban, Lion man, Jiraya, Spielvan (que passou de novo por aqui no estilo Power Rangers como VR Troopers, ridículo!), Metalder, etc. etc. e tal.
Quem souber de mais coisas, que não venham de emeios, e sim de suas lembranças, me mandem que terei prazer em escrever aqui. Por hj é só! To cansado e com sono, mas prometo que volto logo com a Sessão nostalgia!
Kadu, o Jaime